1. Home
  2. Dúvidas sobre equipamentos
  3. Catraca Box
  4. Configuração e Instalação do Leitor Facial HIKVISION na Catraca Box 4

Configuração e Instalação do Leitor Facial HIKVISION na Catraca Box 4

Este artigo demonstra os passos para configuração e instalação do Leitor Facial HIKVISION DS-K1T343MWX na Catraca Box 4.

A configuração do Leitor irá variar conforme as preferencias de utilização do usuário. Pretende-se aqui demonstrar os passos utilizados nos testes internos para integrar o Leitor à Catraca Box 4 Topdata. Para maiores informações será necessário consultar o site do fabricante e/ou manual do produto.

Configuração do Leitor Facial

Alimente o Leitor Facial utilizando a fonte que acompanha o produto. Aguarde a inicialização e cadastre uma senha entre 8 e 16 caracteres, com pelo menos uma letra e um caractere especial. Selecione o idioma e o ambiente de instalação.

Selecione o tipo de rede da aplicação. Utilizamos Wired Network, DHCP desabilitado (IP fixo) e “Access to Hik-Connect” desabilitado (sem servidor). Configure um IP disponível, a Máscara e o Gateway Padrão da sua rede.

Configure as opções de privacidade desejadas (utilizamos as opções destacadas na imagem) e cadastre um administrador.

Posicione o rosto no centro do círculo e clique no ícone de captura.

Com estas configurações o leitor poderá liberar o acesso ao administrador que possui permissão para cadastrar outros usuários. Para isso utilizar os passos demonstrados no manual do produto.

Conectar o Leitor Facial à rede e abrir o navegador Edge (algumas opções estão indisponíveis em outros navegadores) e digitar o endereço IP que foi cadastrado no dispositivo. Aguarde o carregamento da tela de login e preencha o campo User Name como “admin” e o campo Password com a senha que foi cadastrada no dispositivo.

No menu Access Control (1) clique na aba Wiegand Settings e selecione a opção Wiegand 26 (2) e marque a opção Wiegand (3). Salve as configurações.

Ao marcar a opção Wiegand (3) será apresentada a mensagem abaixo. Clique em OK.

No menu Smart, na aba Area Configuration é possível ajustar a área de detecção facial. O melhor resultado obtido nos testes utilizaram as seguintes configurações:

Obs: O ajuste pode variar dependendo do tipo de instalação e necessidade do cliente.

Para auxiliar no ajuste da área de detecção é possível visualizar a imagem diretamente na página web. Para isso será necessário baixar e instalar o plug-in sugerido pelo navegador.

Após ajustar a área de reconhecimento salve as alterações.

Instalação Leitor na Catraca

Fixação no Suporte Metálico

O apoio traseiro do leitor disponibilizado para a Topdata (para desenvolvimento do projeto) foi furado e pode se usado como gabarito para as demais peças.

Posicione o gabarito sobre a peça a ser furada. Marque os locais de furação e, utilizando uma broca de aço rápido de diâmetro 2,5mm faça os 4 furos na peça.

Remova a cobertura das fitas dupla face do suporte fornecido.

Posicione o apoio traseiro centralizado e alinhado com o suporte conforme a imagem abaixo. Alinhe os furos feitos no apoio traseiro aos furos do suporte na posição indicada na imagem. Atente-se à posição das peças.

Com o auxílio de uma chave philips fixe o suporte no apoio traseiro utilizando os 4 parafusos para plástico fornecidos.

Montagem do Cabo de Extensão

Utilize o Cabo de Comunicação que acompanha o Leitor Facial e o Cabo de Extensão disponibilizado junto à Catraca, como demonstrado nas imagens a seguir:

Cabo de comunicação que acompanha o Leitor FacialCabo de Extensão que acompanha a Catraca

Insira todas as vias dos grupos LOCK e RS485 do Cabo de comunicação no termo retrátil de 6mm que acompanha o Cabo de Extensão. Posicionar o termo retrátil de forma a cobrir todas as pontas dos cabos.

Com auxílio de um ferro de solda ou soprador térmico, aquecer o termo retrátil até que fique bem justo e firme.

Insira os termo retráteis de 2mm nos cabos W0, W1 e GND do Cabo de Extensão

Utilizando ferro de solda unir os cabos conforme mostrado abaixo:

Cabo ExtensãoCabo Leitor Facial
W0 – AmareloW0 – Verde
W1 LaranjaW1 – Branco
GND – MarromGND – Preto

Posicionar os termo retráteis sobre as emendas certificando-se de que não fiquem pontas à mostra e com auxílio de um ferro de solda ou soprador térmico aquecer até que se ajustem e estejam firmes.

Passagem dos Cabos

Conecte o cabo de REDE e cabo de COMUNICAÇÃO nas entradas traseiras do leitor, passe os cabos por dentro do recorte retangular do apoio traseiro e através da haste circular do suporte.

Aproxime o suporte montado na parte traseira do leitor acomodando os cabos para que não fiquem presos ou amassados. Encaixe o apoio traseiro no leitor observando o encaixe correto.

Utilize o parafuso cabeça chata fornecido com o Leitor Facial, e com o auxílio de uma chave philips fixe-o na parte inferior do equipamento.

Instalação do Leitor na Tampa da Catraca

A tampa da catraca deve ficar entre o apoio do suporte e a porca de fixação. Um aperto manual na porca já é suficiente para uma boa fixação. As etapas abaixo demonstram o processo de instalação:

As etapas de Instalação do Leitor na Tampa da Catraca também estão disponíveis em formato de vídeo no final deste artigo.

Abra a tampa da catraca e passe os cabos do leitor pelo orifício em aberto. Encaixe o leitor na tampa.

Na parte de dentro da tampa passe os cabos do leitor por dentro da porca de fixação e rosqueie-a.

A inclinação do leitor pode ser ajustada através do parafuso lateral utilizando uma chave allen 4mm.

Conecte a fonte de alimentação que acompanha o Leitor Facial no conector indicado.

Conecte o Cabo de Comunicação do Leitor Facial na posição LEITOR 1 da placa Controle Catraca, conforme indicado na imagem.

Alimente a catraca e o leitor e aguarde a inicialização. Ao posicionar um rosto cadastrado na área de captura o leitor deve reconhecê-lo e a catraca liberar o acesso.

Para maiores informações consulte o manual das Catracas Box 4 e o manual do Leitor Facial HIKVISION DS-K1T343MWX.

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados

Não encontrou o que estava procurando?
Fale conosco