Não existe esse risco quando são utilizados os leitores TopProx e TopSmart da Topdata. Porém, a interferência pode ocorrer quando outros modelos de leitor são utilizados, como os leitores Acura, HID e Indala.
Soluções adotadas para o problema de interferência
1- Leitor TopProx
Se a catraca estiver equipada com o leitor TopProx, produzido pela Topdata, esse problema não existirá. Nesse caso é feita uma conexão entre os dois leitores e quando um deles percebe um cartão se aproximando o outro desliga o seu campo, evitando a interferência.
Para sinalizar a operação o leitor TopProx utiliza um LED que acende em vermelho quando o campo do leitor está ativo. Ou seja, os LEDs dos dois leitores piscam de forma alternada. O LED do leitor pisca a uma taxa de aproximadamente duas vezes por segundo. Quando um cartão entra no campo do leitor A o LED do leitor A fica vermelho e o LED do leitor B apaga. Quando a leitura é realizada o LED do leitor que fez a leitura fica verde por meio segundo e volta a ficar vermelho até que o cartão seja removido do campo. Quando o cartão é removido os LEDs dos dois leitores voltam a piscar.
2 – Outros leitores: Acura, HID e Indala
As marcas de leitor de proximidade Acura, HID e Indala não possuem o recurso do TopProx para evitar interferência entre leitores próximos. No caso desses leitores a maneira de se evitar a interferência é baseada na recomendação dos distribuidores de leitores proximidade, que utilizam papel alumínio para diminuir o alcance e a interferência entre leitores. Deve ser colocado papel alumínio atrás e dos lados do leitor, deixando a parte da frente livre para a leitura. O número de camadas de papel alumínio é definido empiricamente. Essa é uma prática comum no mercado de leitores de proximidade.