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Dicas para a melhor verificação da impressão digital

A fase de cadastro das impressões digitais é de fundamental importância para o bom funcionamento de um sistema biométrico. No cadastro é gerada a imagem que servirá de referência para as comparações futuras, cada vez que o usuário fizer sua identificação. Um bom cadastro contribuirá para uma melhor identificação do usuário no dia a dia.
Da mesma forma é importante para uma boa identificação que o usuário procure seguir algumas orientações de uso. A exatidão e confiabilidade do processo de verificação de impressões digitais podem ser melhoradas certificando-se que os dedos são colocados de forma correta sobre o sensor biométrico. Exemplos de bons e maus posicionamentos dos dedos podem ser vistos abaixo.
O que fazer
• O dedo deve cobrir a área de vidro (caso 1). O dedo deve ser pressionado de maneira relativamente firme e para baixo como se estivesse pressionando um botão.
• Utilizar o score como referência de posicionamento do dedo no leitor biométrico.
O que não fazer
• NÃO escorregue o dedo para dentro do guia.
• NÃO coloque o dedo no guia, conforme mostrado nos casos 2 ou 3.
• NÃO pressione o dedo excessivamente com muita força.
• Não tente posicionar a digital com o dedo previamente apoiado sobre a base da guia.
Oleosidade do dedo
A pele normalmente apresenta uma oleosidade natural. Após lavar e secar a mão, ou após algum contato com pó, o dedo pode perder essa oleosidade, o que prejudica a qualidade da imagem captada pelo leitor de impressões digitais. Nesse caso uma prática que apresenta bons resultados é passar o dedo sobre a testa ou sobre o nariz, fazendo com que seja transferida ao dedo uma certa oleosidade, o que melhora consideravelmente a qualidade da imagem gerada para a identificação da impressão digital.
Recomendações para biometria
O momento mais importante é o cadastro da impressão digital do usuário. Um mau cadastro pode levar o usuário a uma constante dificuldade em se identificar. Caso isso esteja ocorrendo recomenda-se recadastrar a impressão digital do usuário.
O desempenho depende de circunstâncias e ambientes diferentes. Fatores como a umidade, luz, atitude dos empregados e o nível de supervisão podem afetar a habilidade do sistema biométrico em alcançar um nível de precisão pré-definido. Isso não significa que o sistema biométrico não irá funcionar. É somente uma consideração séria sobre o ambiente e as circunstâncias que deve ser feita num projeto de biometria.
É importante entender que os sistemas biométricos medem características únicas de indivíduos. Para que essas características possam ser medidas é necessária a colaboração do usuário. Para o sucesso de uma instalação com biometria é necessário que os usuários recebam as devidas instruções de uso e sejam cobrados por utilizar o sistema de forma correta.
Possíveis dificuldades no uso da biometria

Usuários que manuseiam objetos molhados por muito tempo, que utilizem luvas de borracha, que tenham excesso de transpiração nas mãos devido a atividades profissionais, que manipulam produtos químicos ou manuseiam substâncias abrasivas podem ter problemas de leitura, ou seja, nem todos os usuários terão sucesso na IDENTIFICAÇÃO da digital
Ação que pode ser tomada:
No Gerenciador de Inners e no TopAcesso existe o recurso de cadastro para de até 250 usuários com a opção “somente cartão”, ou seja, esses usuários serão tratados como exceção e não precisarão efetuar a identificação biométrica.No caso do TopAcesso, existe uma eprom especial para 500 usuários.
Informação e orientação do usuário para uso da biometria
Alguns indivíduos possuem receio de utilizar biometria ou razões pessoais para serem relutantes com o uso do sistema biométrico. A intenção e cooperação do usuário final é fundamental. Por isso:
1º) Conquiste e transmita confiança ao usuário. Avise-os que as informações biométricas serão usadas apenas para o seu ponto ou acesso e não para nenhuma outra aplicação (vendas, polícia, pesquisas de saúde), pois a digital cadastrada não poderá ser reproduzida e não terá outra utilização. Isso fará que os usuários finais interajam com confiança no processo.
2º) Os sistemas biométricos utilizam métodos seguros e higiênicos de captura. Isso minimiza o contato entre o sistema e o usuário final e agiliza o processo de captura. Mesmo que alguns usuários finais possam ter alguma preocupação, elas podem ser sanadas com a comunicação apropriada. A comunicação e o orientação dos usuários finais são importantes para eliminar tais dúvidas e facilitará no posicionamento do usuário frente ao produto.
3º) Sempre deve ser feito um teste de identificação do usuário logo após seu cadastro, para ter certeza da leitura ou não do usuário e para a passagem de informações corretas de posicionamento de dedo.
4º) Durante o processo de cadastro registre informações a respeito do usuário e informe-o que a sua atitude na utilização do produto está sendo avaliada no momento do cadastro e durante a sua utilização na empresa. Dados importantes para serem considerados:
5º) Oriente aos responsáveis a nível de supervisão da empresa para a necessidade de cobrança dos funcionários ao utilizar o sistema biométrico de forma correta.

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