1. Home
  2. Dúvidas sobre equipamentos
  3. Catraca Revolution
  4. Em uma catraca Revolution ou Balcão com urna proximidade, pode ocorrer interferência entre o leitor de entrada e o da urna?
  1. Home
  2. Dúvidas sobre equipamentos
  3. Catraca Box
  4. Em uma catraca Revolution ou Balcão com urna proximidade, pode ocorrer interferência entre o leitor de entrada e o da urna?

Em uma catraca Revolution ou Balcão com urna proximidade, pode ocorrer interferência entre o leitor de entrada e o da urna?

Sim, dependendo do modelo de leitor utilizado existe essa possibilidade uma vez que os leitores de proximidade formam um campo ao seu redor para a leitura do cartão, e quando dois leitores estão próximos o campo de um pode interferir no campo do outro. Isso pode fazer com que o leitor da urna leia um cartão que deveria ser lido pelo leitor de entrada, ou vice-versa.

Soluções adotadas para o problema de interferência

1- Leitor TopProx

Se a catraca estiver equipada com o leitor TopProx, produzido pela Topdata, esse problema não existirá. Nesse caso é feita uma conexão entre os dois leitores e quando um deles percebe um cartão se aproximando o outro desliga o seu campo, evitando a interferência.

Para sinalizar a operação o leitor TopProx utiliza um LED que acende em vermelho quando o campo do leitor está ativo. Ou seja, os LEDs dos dois leitores piscam de forma alternada. O LED do leitor pisca a uma taxa de aproximadamente duas vezes por segundo. Quando um cartão entra no campo do leitor A o LED do leitor A fica vermelho e o LED do leitor B apaga. Quando a leitura é realizada o LED do leitor que fez a leitura fica verde por meio segundo e volta a ficar vermelho até que o cartão seja removido do campo. Quando o cartão é removido os LEDs dos dois leitores voltam a piscar.

2 – Outros leitores: Acura, HID e Indala

As marcas de leitor de proximidade Acura, HID e Indala não possuem o recurso do TopProx para evitar interferência entre leitores próximos. No caso desses leitores a maneira de se evitar a interferência é baseada na recomendação dos distribuidores de leitores proximidade, que utilizam papel alumínio para diminuir o alcance e a interferência entre leitores. Deve ser colocado papel alumínio atrás e dos lados do leitor, deixando a parte da frente livre para a leitura. O número de camadas de papel alumínio é definido empiricamente. Essa é uma prática comum no mercado de leitores de proximidade.

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados

Não encontrou o que estava procurando?
Fale conosco